Translate

Ações entre Quilombolas

Conheça o 

Coordenação Geral: Rev. Eraldo Gueiros

Segundo um levantamento estatístico do Rev. Ronaldo Lidório, que foi respaldado no 2º Congresso Nordestino de Missões, realizado em João Pessoa-PB (Outubro - 2013), os Quilombolas representam o 4° segmento populacional menos evangelizado no Brasil.

Estima-se que existem cerca de 2 mil comunidades sem a presença da igreja!

Para quem não sabe, Quilombolas é a designação comum aos escravos refugiados, ou descendentes de escravos negros cujos antepassados, no período da escravidão, fugiram dos engenhos de cana de açúcar, fazendas e pequenas propriedades, onde executavam diversos trabalhos braçais para formar pequenos vilarejos chamados de quilombos.

Segundo mapeamento do Governo Federal, as comunidades estão dispersadas nos estados de Pernambuco; Pará; Bahia; Maranhão; Amapá; Mato Grosso; Goiás; Rio de Janeiro; Minas Gerais; São Paulo; e Paraíba, aonde está a maior concentração Norte-Nordeste.

O termo Quilombola vem do Tupi-guarani (canybó) e significa ''aquele que foge muito''.



A Socorro Missionário vem desenvolvendo desde 2014 ações sociais e evangelisticas na Comunidade Quilombola de Barro Preto, que fica acerca de 120km do Recife, no Município de Lagoa do Carro, Zona da Mata Norte. 

O quilombo existe há cerca de 200 anos, apesar da oficialização do Governo Federal ter saído apenas em 2010. 
Não havia nenhuma presença de cristãos evangélicos quando chegamos.


Eles ainda preservam bem muitos de seus costumes culturais, como os Maracatus; são na sua maioria praticantes do Candomblê. Eles sobrevivem da agricultura, pecuária e pesca.
Sonhamos em desenvolver projetos que possam melhorar a vida profissional e educacional dos seu moradores.    

Através do Projeto Apocalipse 1:11 que é responsável por esse Blog, registramos todas as atividades que desenvolvemos desde o início nessa comunidade. Recomendamos que você click no ícone PESQUISA,  e escreva a palavra QUILOMBO ou QUILOMBOLA e acompanhe todas as nossas postagens sobre o assunto nesse Blog. Você vai saber como estamos e o que precismos para ganhar esse povo para Cristo!




   


     
 

     











Esse ano de 2017 iniciamos de forma embrionária uma ação no Quilombo do Engenho Siqueira na cidade de Rio Formoso-PE, que fica há cerca de 120Km do Recife, na Mata Sul.

 
Pr. Eraldo Gueiros atuando entre os Quiolombolas




Esse trabalho pioneiro precisa de muita ajuda em:
Oração: Para que Deus nos dê oportunidade de pregar a Palavra e quebrante seus corações!
Doação: A carência é muito grande, portanto roupas, agasalhos, brinquedos e alimentos serão sempre muito bem vindos e necessários!
Voluntariedade: A presença de profissionais na área de saúde e educação é importantíssimo para cuidar deles e ajuda-los a melhorar as suas vidas! Caso deseje visita-los, entre em contato conosco (projetoapocalipse111@gmail.com)
Ofertas: O trabalho entre os Quilombolas possui um custo elevado por causa da distancia e dificuldade de chegada até eles. Há muitas necessidades emergenciais que precisam ser atendidas, cujas doações não chegam. Necessitamos de materiais evangelisticos diferenciados, porque um grande percentual dos moradores da comunidade não sabem ler!

Se você sente no seu coração o desejo de nos ajudar na Evangelização dos Quilombolas de Barro Preto, mande sua oferta de amor!


Como evangelizar os Quilombolas


Um comentário:

  1. olá Boa noite. Paz do Senhor. É com muita alegria que pesquisando sobre ações e projetos evangelisticos de alcance aos povos quilombo que encontrei este site, estes dados. Louvado seja o Senhor. que a Boa mão do Senhor esteja a suprir cada necessidade do projeto. estarei em oração por vocês. sou do Estado do MA, e lá também, realizamos alguns atividades missionarias com estes povos quilombolas. Deus os Abençoe.

    ResponderExcluir