Translate

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Mateus 10: A Bíblia é nosso manual de Evangelização! (Rev. Eraldo Gueiros)

MATEUS 10 - MANUAL BÍBLICO DE EVANGELIZAÇÃO URBANA!

Por Rev. Eraldo Gueiros

Hoje está cada vez mais comum ouvirmos a expressão "evangelização urbana", ou seja, uma abordagem evangelística diferenciada, adaptada para o contexto urbano nas grandes cidades.
Isso é muito bom, porque demonstra um progresso na visão missionária da igreja brasileira, por outro lado, há um grande risco de nos afastarmos de uma prática cristã bíblica e sadia. A inúmeros pastores desejando fazer a sua igreja ou ministério crescer a todo custo!
As editoras tem lançado a toda hora nas livrarias, uma enxurrada de títulos e materiais com muitas estratégias em nome de evangelização urbana. Mais acredite, metade delas é apenas Marketing Evangelístico ou de Crescimento. Falo por experiência de formação e de atuação docente por mais de 10 anos!
Acredito que se observássemos melhor os ensinos e a experiência de Jesus, aprenderíamos todas as estratégias que precisamos para evangelizar qualquer tipo de público!
Não é difícil encher uma igreja de gente. Mais é impossível para qualquer estratégia fazer a obra mais sublime do Espírito Santo, a transformação integral do homem!
Por isso tenho visto muitas igrejas que cresceram sem essa qualidade, e desmoronaram em problemas e divisões.
Será que estamos esquecidos de quem mais deseja ver a Sua igreja crescer? Mais os métodos, os objetivos e o tempo de Deus nem sempre são iguais aos nossos! É Deus quem dá o crescimento! E Deus só faz crescer algo saudável. Uma igreja ou uma liderança enferma não pode crescer, precisa ser tratada antes. O crescimento vem depois, como consequência.
Mais voltando a questão da Evangelização urbana, na minha opinião, Mateus 10 é o melhor e mais completo manual de evangelização, podendo ser usado em quase todos os contextos.
A metodologia de Jesus é simples e objetiva, que pode ser entendida, de forma geral, em 3 etapas: 
1- ETAPA PREPARATÓRIA:
Quando Jesus iniciou o processo de treinamento dos discípulos para a evangelização, ele intensificou sua atividade itinerante de pregação. O cap. 9:35-38, mostra que Jesus permitiu que os discípulos observassem o seu trabalho em diversas circunstancias diferentes. Essas observações iriam proporcionar uma boa base de experiências para os discípulos, quando finalmente chegasse a sua vez.
Jesus também trata nessa etapa quanto ao sentimento que nos motiva a ação. Eles aprendem a olhar para os problemas sociais e espirituais do povo com os olhos de Jesus, com a perspectiva de Jesus. Esse sentimento é fundamental para a realização do trabalho com amor, fidelidade e sacrifício.
Temos visto muitas igrejas e obreiros cometendo graves erros na hora da evangelização, justamente pela falta de preparo e experiências na atuação de certos contextos. Pular essa etapa de preparação é muitas vezes fatal para o campo ou para o obreiro!
2- ETAPA REVESTIMENTO: 
Uma vez que já haviam recebido uma boa base de informação, Jesus os chama (10:1-3), dá-lhes poder espiritual, que agora os capacitaria a fazerem tudo aquilo que haviam observado Jesus fazer. 
Cremos no poder do Espírito Santo na vida do cristão, mais as vezes não sabemos o propósito deste poder nem o que somos capazes de fazer com esse poder! Por isso, eu creio que apesar desse poder está em nós desde a nossa conversão, ele só se manifesta com a devida preparação. Sem treinamento não sabemos como nem o que fazer.
Mais quando a preparação nos é dada, esse poder se manifesta com mais eficácia para cumprir o seu propósito de expandir o Reino de Deus.
3- ETAPA DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA:
Mais isso eu vou compartilhar na próxima reflexão! 

(Rev. Eraldo é coordenador do Projeto Apocalipse 1:11, uma ação da Secretaria Sinodal de Missões da SSC/IPB. É pós graduado em Missões Urbanas e faz uma nova especialização em Missões Transculturais. É professor de Evangelização da Escola de Missões de Olinda; e professor de Missões da Amespe em Recife).