Translate

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Convocação final para a Evangelização de Pernambuco no Dia de Alcance Global (G.O.D.)!

MENOS DE 24 HORAS PARA O
DIA DE EVANGELIZAÇÃO GLOBAL 
EM PERNAMBUCO!

Dia de Evangelização Global em Pernambuco
Chegamos nessa reta final com o sentimento de dever cumprido! 
O que nos competia como Cômite de Organização pelo segundo ano, de divulgar no estado essa brilhante proposta, o fizemos.
Nossa plena certeza é que quem move os corações é o Senhor! Quem capacita é o Senhor! Quem determina os resultados é o Senhor! Quem promove as oportunidades é o Senhor! Quem converte é o Senhor! O que vai acontecer amanhã, o Senhor já determinou!

 

Dia de Alcance Global   

Visivelmente, constatamos que a cada ano mais igrejas se envolvem no GOD, e isso já nos enche de esperança para o ano de 2016. Que Deus desperte ainda mais igrejas em todas as cidades do estado!
Esse ano tivemos como novidade a formação de um Grupo no Facebook, que pretendemos continua-lo para os próximos anos. Que ele continue crescendo...

Dia de Alcance Global
Dia de Evangelização Global

Fomos presenteados pelo Bispo Alexandre Ximenes da Igreja Episcopal Carismática com a confecção dos Outdoors. Isso foi uma benção sem medida e ampliou ainda mais a nossa divulgação...

 

Pretendemos mais uma vez criar um banner que possa resumir as atividades realizadas pelas diversas igrejas e grupos no GOD em 2015, para lançar o desafio do GOD 2016!
Continuem orando por nós...
Que o Senhor vá a nossa frente, fortaleça a unidade das igrejas no estado, quebre as cadeias do inimigo e tudo ocorra para o louvor da sua glória!!!!
Obrigado a todos pelo apoio e pelas orações.

Rev. Eraldo Gueiros
Cômite de Organização do GOD em Pernambuco
Coordenador do Projeto Apocalipse 1:11
Tel. 81.8785.7510  -  projetoapocalipse111@gmail.com

quinta-feira, 28 de maio de 2015

O Blog Missionário do Projeto Apocalipse ultrapassou 80 mil visitas!

SOMOS GRATOS A DEUS PELA OPORTUNIDADE DE ESTAR A FRENTE DE UM MEIO DE COMUNICAÇÃO MISSIONÁRIO QUE TEM ABENÇOADO TANTAS IGREJAS, PROJETOS E MISSIONÁRIOS.
É PERNAMBUCO CUMPRINDO O SEU PAPEL MISSIONÁRIO PARA O BRASIL E O MUNDO!
A DEUS TODA A GLÓRIA.....


terça-feira, 26 de maio de 2015

Conferência Missão na Íntegra em Recife - Notícia de primeira mão!!!!!

Nos dias 2 à 6 de novembro de 2015, Recife será sede da primeira Conferência Missão na Íntegra em Pernambuco!
O Rev. Eraldo Gueiros faz parte da comissão de organização, que é coordenada pelo Bispo Alexandre Ximenes.
O local escolhido foi a Catedral da Reconciliação em Boa Viagem. Serão 700 vagas, sendo 400 para Pernambuco e 300 para o resto do Brasil!
Faça já a sua inscrição.....


quarta-feira, 20 de maio de 2015

Orientações Básicas para um Evangelismo Pessoal Eficiente! (Use no Dia de Evangelização Global)

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O EVANGELISMO PESSOAL!

Essas orientações poderão ser usadas no próximo Dia de Evangelização Global!

Introdução:
Jesus em seu ministério teve muitos discípulos e os treinou para a sua obra que deveria ser contínua na Terra, após a sua partida para o céu. Os seus discípulos estavam sempre com Ele, aprendendo e recebendo direto Dele. Porém esse treinamento realizado por Jesus era algo muito prático, tanto que no livro de Atos 1:1 diz que Jesus fazia e ensinava; o ensino vinha através de uma prática. Mais tarde observamos isso em duas passagens bíblicas: A missão dos doze apóstolos (Lc 9: 1-6) e a missão dos setenta discípulos (Lc 10:1-20).
O relato dos discípulos quando retornaram da missão, demonstra experiência adquirida, com os fatos que ocorreram.
Portanto, a evangelização é algo prático; é ação, é atitude, é algo que nos leva a ter experiências.
Abordagem:
Definição: Consiste simplesmente em uma atitude convicta de alguém que produz um efeito significativo à outra pessoa. Ex: (At 8:26-40) Filipe e o eunuco.
 No começo deste relato de Filipe e o eunuco, nós observamos que para que houvesse um primeiro contato entre eles, Filipe recebe comando de um anjo, no qual disse o local exato onde ele teria que estar. Assim, desse mesmo modo, Deus continua fazendo, nos direcionando a locais estratégicos que Ele vai estar e pessoas que serão alcançadas pelo testemunho do poderoso Evangelho, pregado por nós.
No versículo 29, Filipe ouve a voz do Espírito chega perto da carruagem do eunuco e o vê lendo o livro do profeta Isaías. A partir destes fatos, Filipe faz a abordagem, porém notemos que ele ouviu a voz do Espírito e teve a atitude de se aproximar da carruagem.
Portanto para uma abordagem, precisamos de uma ação, não podemos ficar esperando alguma outra circunstância acontecer para nos aproximarmos da pessoa.
Depois que acontece o primeiro contanto, fica mais fácil para uma conversa, e, nesse momento, é necessário estar relacionado com o contexto que pode estar envolvendo a pessoa, o local, as circunstâncias e os fatos ao nosso redor. No texto, os versículos 30 e 31 nos mostram exatamente isso, a pessoa encontrava-se lendo um livro e o evangelista se interessa por aquela leitura, e ele sabia do que se tratava. Para ganharmos a confiança das pessoas, precisamos no importar com aquilo que as envolve, seja no presente momento, passado ou futuro.
Fatores impeditivos para uma conversa:
Quando já iniciada a conversa precisamos ficar atentos com algumas coisas que podem nos atrapalhar no desenrolar do diálogo:
·         Olhar: não olhar nos olhos demonstra um desinteresse ou não convicção do que está falando. Ex: (At 3:1-5) Pedro e João na cura do coxo.
·         Tom de voz: um bom tom de voz demonstra convicção, credibilidade no que se está dizendo. Ex: (Mt 10:19-20) é o Espírito quem fala.
·         Tempo de conversa: sejamos guiados pelo Espírito Santo, não podemos “jogar pérolas aos porcos”.
·         Roupas: maneira correta de se vestir também passa pelo crivo do Espírito.
Objetivos
·         Pregar o Evangelho: (Lc 24: 46-48). Não existe outro plano, a ordem é ir e pregar o Evangelho a todas as nações, não existe outro comando ou sugestão. Um detalhe importantíssimo disso é que somos as testemunhas, a responsabilidade é nossa, somos encarregados, como o Ap. Paulo diz em 1 Co 9:16
·          Conversão de pessoas: Queremos ver isto acontecendo através do Evangelho de Jesus Cristo que nós anunciamos. (Jo 1:1-6). Deus nos privilegiou a nos usar e contar conosco para pregação e conversão de pessoas. Ex: (At 10) Pedro e Cornélio. Cornélio recebeu a visitação de um anjo do Senhor que tinha uma mensagem, porém coube a Pedro, homem como nós, o anúncio desta mensagem. Em Isaias 6:8, Deus diz que conta com o homem para realizar a sua obra.
1 Co 9:13-16, fala da nossa responsabilidade de pregarmos o Evangelho e a alegria do mensageiro, e isto não tem preço. 
Relacionamento: (Jo 17:15-18). O lugar de atuação da Igreja é na Terra, e nesse tempo. A era da Igreja ainda não terminou, ainda há muito a ser feito. Jesus Cristo era homem de relacionamentos, como podemos observar no encontro com a mulher samaritana (Jo 4). No contexto, podemos observar as barreiras históricas e Jesus Cristo era homem de relacionamentos, como podemos observar no encontro com a mulher samaritana (Jo 4). No contexto, podemos observar as barreiras históricas e preconceituosas que existiam entre os judeus e samaritanos, mas não se importando com isso, Ele toma a iniciativa de se apresentar como o Messias àquela mulher. Precisamos nos relacionar com as pessoas, porque para nós, Igreja de Cristo, as diferenças que existem entre pessoas na nossa sociedade, não podem ser fatores para nos afastar delas. “O universo todo espera com muita expectativa o momento em que Deus vai revelar o que os seus filhos realmente são: o Sal da terra e a Luz do mundo”.
·         Interceder por outros: A Bíblia nos ensina a orarmos uns pelos outros, e que a oração da pessoa obediente a Deus tem muito poder. Somos Igreja de Cristo na Terra, e Jesus delegou todo Seu poder e autoridade a nós. Está escrito que: “o que proibirmos na Terra será proibido no céu, e o que permitimos na Terra será permitido no céu”.
Assim como Jesus intercedia e impunha as mãos sobre as pessoas, de igual modo também devemos fazer, cientes de que é no poder do nome Dele que Deus nos atende.  
“... e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.” (Mc 16:18).
·         Olhar de compaixão: Parece que nos dias de hoje, a Igreja já não se comove mais com tanta desgraça que acontece no mundo; parece-nos que virou algo habitual ver o sofrimento das pessoas, isso não gera nenhum sentimento em nós.
Vejamos como Cristo enxergava, qual era o Seu olhar diante do sofrimento da sociedade: Em Mt 9:35-36, Jesus após visitar várias cidades e povoados realizando sua obra, olhou e viu, e se compadeceu com o sofrimento e aflição do povo. Ele não os tratou com indiferença e nem foi insensível às diversas necessidades humanas.
Em Lc 4:16-20 Ele demonstra que sua mensagem e ministério, tinham direção aos necessitados e oprimidos.
Isso nos leva a um arrependimento e confissão de pecado, pois além de nos omitimos, nos falta amor ao mundo perdido. A visão da Igreja tem que ser restaurada.
·         Confissão por Cristo: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo.” A palavra invocar significa chamar para dentro; suplicar.

·         Não existe nenhum método eficaz de convencimento, para que uma pessoa seja levada a uma oração de confissão por Jesus. Entretanto, a Palavra de Deus diz que a “fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.” Portanto, fica claro da necessidade de se pregar o Evangelho, a qualquer tempo, sem medirmos esforços, como o Ap. Paulo advertiu Timóteo: “...ordeno a você, com toda a firmeza, o seguinte: por causa da vinda de Cristo e do seu Reino, pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência.



segunda-feira, 11 de maio de 2015

Vários Pastores e Líderes manifestam apoio ao GOD Brasil em Pernambuco!

DIA DE EVANGELIZAÇÃO GLOBAL
G.O.D. PERNAMBUCO 2015

Com a graça de Deus muitos pastores, líderes de denominações e formadores de opinião estão aderindo ao GOD Pernambuco.
Cremos que no dia 30 de Maio, um grande exercito sairá as ruas para anunciar a salvação do Senhor!
Durante 24 horas, em Pernambuco e o no Mundo, cada cristão estará comprometido a ganhar mais um para Jesus!

 

 

 

 

 


  

 

 



sexta-feira, 8 de maio de 2015

Estratégias de Evangelização para serem usadas no Dia de Evangelização Global em Pernambuco!

ESTRATÉGIAS PARA MOBILIZAR TODA A SUA IGREJA NO DIA DE EVANGELIZAÇÃO GLOBAL 

Dia de Evangelização Global 2015

No Dia de Evangelização Global muitos cristãos, igrejas e outros ministérios irão anunciar o evangelho ao redor do mundo. Para que este dia seja eficaz, pedimos que você informe e prepare os cristãos da sua igreja. Cada igreja ou célula (grupo familiar) pode participar usando os seus próprios dons. A fim de mobilizar o maior número possível de membros da igreja, recomendamos que você escolha pelo menos uma das 4 áreas citadas abaixo na qual a sua igreja vai participar ativamente. Desta forma, você pode incorporar os membros que tem experiência em evangelização e também mobilizar aqueles que talvez nunca compartilharam o evangelho antes. 
Esta é a grande oportunidade que o Dia de Evangelização Global (Global Outreach Day – G.O.D) oferece! Há muitas maneiras de evangelizar. O método escolhido deve considerar a cultura em que vive, os dons dos envolvidos e também as possibilidades locais. IMPORTANTE: planeje seu dia com antecedência. 
01 - EVANGELIZAÇÃO PESSOAL – UM A UM Esta é uma maneira simples de começar a evangelizar para os cristãos que tem pouca experiência. Todo cristão pode anunciar o evangelho a pelo menos uma ou duas pessoas e ter pelo menos uma conversa sobre isso. Isso é bastante fácil, mesmo para aqueles sem experiência na evangelização, e dificilmente isso custa alguma coisa. Aqui estão algumas ideias: 
• Convidar alguém para comer, simplesmente tomar um café ou um sorvete, ou o convidar uma pessoa para assistir um filme na sua casa. Alguma atividade que depois de realizada permita você a começar uma conversa sobre fé e oferecer uma oração. Prepare-se para este dia, convidando a pessoa e orando por ela. 
• Além disso, distribuir alguns itens, como folhetos evangelísticos ou DVDs. Tente envolver numa conversa a pessoa que você entregou os itens. Se você se sentir inseguro demais para isso, deixe-os em caixas e correio ou nos bancos dos parques, etc. 
• Ofereça a alguém o seu apoio prático, como por exemplo: em relação a limpeza, compras, trabalho, jardim, trabalho braçal, etc. 
• Mandar para os amigos, por e-mail, videoclipes e sites evangelísticos. 
02 – FORMEM EQUIPES Jesus enviava seus discípulos em pares. Você pode fazer uma evangelização com um companheiro cristão, ou talvez, se possível, a sua igreja pode se dividir em equipes de 2. Então você pode ir de porta em porta, para fora, em lugares públicos, visitar os doentes nos hospitais ou experimentar alguns dos outros métodos mencionados abaixo. 
03 – CUIDAR E COMPARTILHAR Nosso Deus é um Deus prático e quer atender as necessidades das pessoas. Você pode se juntar com alguns amigos, seu grupo de célula ( grupo familiar ) ou com toda a igreja para servir as pessoas da sua comunidade de uma forma prática. As possibilidades são infinitas: 
• Levar comida à uma família pobre. 
• Visitar e orar pelos doentes, solitários e órfãos. • Ajudar com a limpeza da casa de uma mãe solteira ou de uma mulher idosa. 
• Se oferecer para ir as compras, levar alguém para dar um passeio, ajudar no quintal. Lavar o carro de alguém, limpar a casa, cortar a grama. 
• Oferecer aconselhamento financeiro sem custos. Use os seus próprios talentos especiais e dons. 
Explique que você está ajudando por causa do Evangelho e ofereça uma oração por eles quando estiver terminado.
04 – GRANDES EVENTOS COLABORATIVOS Estes poderiam ser os eventos municipais, em que você coopera com outras igrejas. A dinâmica e os frutos do evento aumentará muito se vocês se reunirem para orar, e talvez, oferecer treinamento e estratégias de acompanhamento. Exemplos: 
• Evangelização nas ruas 
• Concertos evangelísticos 
• Festivais de rua Cultos evangelísticos 
• Filmes Evangelísticos 
• Eventos evangelísticos relacionados a esportes 
05 – OUTRAS IDÉIAS IDEAIS EVANGELÍSTICAS (Realizadas no mundo todo)
AIRPLANES (AEROPORTOS) Centenas de pessoas estão aqui, esperando por você e pelas boas novas – passageiros, taxistas, funcionários, e aqueles que estão à espera de seus amigos que irão chegar de viagem. A maioria deles tem tempo para ler e falar e eles podem até vir de um país onde eles nunca teriam a chance de ouvir o Evangelho. 
BOOK TABLE (MESA DE LIVROS) Montar uma mesa com livros e literatura evangelística num lugar de destaque. Isso pode chamar bastante atenção e gerar uma “ conversa inicial''. CRIANÇAS As crianças são muito abertas a Jesus, e muitas vezes é possível chegar até os pais através deles. Em playgrounds, escolas e creches você encontrará oportunidades de compartilhar o amor de Jesus com as crianças. 
DOOR TO DOOR (DE PORTA EM PORTA) As pessoas se sentem mais seguras em um ambiente familiar ( como a sua própria casa ) e são muito mais propensos a abrir seus corações lá do que nas ruas. Ore por uma boa ideia para ter acesso a elas, e depois vá batendo nas portas. Dentro de pouco tempo você pode construir confiança entre vocês e, finalmente, levá-los a Jesus. Está é a porta da evangelização! 
DRUG SCENE (USUÁRIOS DE DROGAS) Entre em contato com um centro de reabilitação cristão local, para conhecer as pessoas viciadas em drogas e pregar-lhes as boas novas que Jesus as liberta do vício. Se elas estiverem abertas para receber isso, ore por elas, pela sua libertação. Mas esteja ciente que alguns viciados podem fingir estar interessados, apenas para que você de dinheiro a eles. Dar dinheiro a viciados não é uma boa forma de ajudá-los. 
FRIENDSHIP EVANGELISM (EVANGELIZAÇÃO DE AMIGOS) Colegas, vizinhos, o caixa da loja e quaisquer outras pessoas que você possa conhecer são amigos em potencial. Tente vê-los regularmente, ganhar a sua confiança e levá-los a Jesus. Manter a amizade viva e ser sempre um exemplo de vida para eles. 
GROUPS OF YOUNG PEOPLE (GRUPO DE JOVENS) Nos centros da cidade e nos shoppings, mas também em pequenas cidades e vilarejos, os jovens se reúnem em grupos. Eles estão esperando por você! Faça amizade com eles e leveos passo a passo para o encontro de Jesus. A melhor pessoa para começar é o líder do grupo deles, já que ele possui mais influência dentre as pessoas do grupo.

Estaremos toda semana trazendo novas informações de como transformar o GOD Pernambuco 2015 num marco em nossa cidade!

Rev. Eraldo Gueiros
Equipe de Divulgação Local

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Preparativos do Dia de Evangelização Global - GOD em Recife e Pernambuco!

PERNAMBUCO DE SE PREPARA MAIS UM DIA DE EVANGELIZAÇÃO GLOBAL!

30 DE MAIO DE 2015



Em 2014 mais de 40 igrejas na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão estiveram envolvidos nesse grande projeto mundial de evangelização.
Essa ação missionária pode ser realizada em parceira com outras igrejas, entre a sua denominação ou somente com os ministérios de sua igreja...  não importa!!!!
O grande desafio é impactar o estado todo para que as pessoas sejam abordadas em todos os lugares e durante o dia todo com o amor de Jesus...
Isso é profundamente impactante!
No Youtube você encontrará muitos exemplos de ações realizadas por igrejas no Brasil e no Mundo e que você poderá copiar.
No site oficial do GOD Brasil (http://www.godbrasil.com.br/) você encontrará muitas orientações importantes.
Você tanto poderá usar os materiais disponibilizados pelo GOD Brasil como poderá confeccionar ou adquirir seu próprio material...  
Não existe uma regra ou padrão definido, cada igreja, grupo ou pessoa poderá desenvolver a sua estratégia, desde que o dia 30 de maio seja marcado por uma ação intensa e conjunta de todo o povo de Deus em Pernambuco!
Se você tem necessidade de mais informações, treinamento ou material, entre em contato conosco que nos esforçaremos para lhe dar o suporte necessário (projetoapocalipse111@gmail.com).
Se você vai envolver a sua igreja para participar, mande-nos essa informação para atualizarmos o percentual de igrejas participantes esse ano!
Se você já participou, mande suas fotos ou vídeos....
Mande suas idéias e lugares que deseja alcançar para que possamos informar as outras igrejas...
Assim teremos mais pessoas em mais lugares de Pernambuco!
Na foto acima você verá algumas igrejas parceiras que estiveram envolvidos no GOD Pernambuco em 2014. Esse ano queremos a sua foto!
Será uma honra está lado a lado com você no dia 30 de maio falando do amor de Jesus!!!!!
Estaremos atualizando semanalmente as informações e estratégias em Pernambuco.
Forte abraço
Vamos as ruas....

Rev. Eraldo Gueiros
Comissão de Divulgação do GOD em Pernambuco
Secretário Sinodal de Missões do SSC-IPB


          

   






quarta-feira, 6 de maio de 2015

Dia de Evangelização Global em Pernambuco - 30 de maio de 2015!

Em todas as igrejas evangélicas do mundo - Dia de Evangelização Global - Brasil (G.O.D)


Em 2015... Imagine um dia em que o mundo inteiro terá a possibilidade de ouvir falar do amor de Jesus. Esse dia existe! I 
É o Dia de Evangelização Global (G.O.D.). 
Será no dia 30 de Maio de 2015, Cristãos do mundo inteiro estarão levando o Amor de Jesus aos 4 cantos do planeta. Seja nas ruas, hospitais, prisões, casas, escolas, campos... Ninguém ficará sem ouvir do amor de Jesus.
João 17:21 fala sobre o mundo crer que Jesus foi enviado, e que isso acontecerá quando nos tornarmos UM. E Você faz parte disso! Junto à sua igreja, seus amigos e cristãos no mundo inteiro.
Não há regras. Fale de Jesus nas ruas, organize um evento no centro da cidade, leve alguém pra tomar sorvete, ou prepare um jantar para amigos enquanto você fala de Jesus e Seu amor. 
Você pode enviar e-mails ou compartilhar vídeos evangelísticos no Facebook. Junte-se a sua igreja e amigos e saia em grupos. 
Você pode ajudar famílias necessitadas, orar pelos doentes, oferecer uma carona, evangelizar com música, faça o que Deus te criou para fazer. 
Organize eventos, festivais nas ruas, flashmobs ou sessões de cinema. Vá aos aeroportos, centros de reabilitação, organize um concerto de música, ore nos hospitais, compartilhe Jesus na internet, na TV, nas rádios, flyers, outdoors, SMS, transportes públicos, universidades, prisões... 
Resumindo, dia 30 de Maio de 2015 o Brasil e o mundo vão ouvir falar do amor de Jesus.
#GODbr
Em Pernambuco não será diferente! 
A Secretaria Sinodal de MIssões do SSC/IPB, sob a coordenação do Rev. Eraldo Gueiros, estará mais uma vez orientando e apoiando todas as igrejas (de quaisquer denominações) que desejarem ir as ruas nesse grande dia para levar o nome de Jesus a todos os que precisam!!!!!
Entre em contato conosco: projetoapocalipse111@gmail.com

O Site oficial do G.O.D é: http://www.godbrasil.com.br/

Vamos participar destra grande mobilização e creio que toda a Igreja Evangélica estará nas ruas nesse dia para ganharmos nossos irmãos brasileiros para Cristo.
― Silas Malafaia (ADVEC)
"Eu apoio o G.O.D. com todo meu coração. Grande será o dia em que a rede do Evangelho for lançada ao mundo todo."

― Reinhard Bonnke (CfaN)
"Nesse dia, nossa missão quer estar em todas as nações do mundo. No ano seguinte, em todas as cidades."

― Loren Cunningham (JOCUM)
"O mundo pode ser evangelizado, pode ser tocado, corações podem ser alcançados, um a um, a medida que a Igreja do Senhor saírem para anunciar as Boas Novas de Jesus."


terça-feira, 5 de maio de 2015

Crianças: Um grupo Prioritário na Obra Missionária! (Mt.19:14) Pr. Eraldo Gueiros

“Jesus, porém, disse: Deixai vir os pequeninos...  porque dos tais é o reino dos céus.”  Mateus 19:14
                

Por Rev. Eraldo Gueiros

Sempre que leio essas palavras de Jesus, me lembro das minhas experiências que tenho tido na conversões de crianças. 
Lembro-me de um período da Páscoa cuja semana havia sido muito intensa e trabalhosa, pois além das atividades e preparativos da igreja local, nosso projeto Igreja amiga da Escola trabalhou intensamente. Participamos das programações de Páscoa de 3 escolas (em todos os períodos e séries), sendo 2  públicas e 1 particular (Esse número não foi maior porque houve muitas datas coincidentes, e tivemos que optar por quem primeiro solicitou). A novidade nesse ano foi a minha participação mais direta, pois a palestra foi em forma de dramatização, aonde eu me apresentava como Jesus e falava de vários acontecimentos da minha vida (digo, de Jesus).
A aceitação foi fantástica, desde as crianças do ensino infantil, até o EJA (Programa de Educação de Jovens de Adultos da Prefeitura).
Quando fazemos essas coisas, vivenciamos muitas situações interessantes e comoventes, mais nenhuma me marcou mais do que o momento que uma criança de aproximadamente 6 anos, da Escola Municipal FSC, na região metropolitana do Recife, me abraçou e me disse: “Jesus, muito obrigado por ter vindo na minha escola, sei que você me ama de verdade, eu também te amo, volte mais vezes aqui!”
Desde então, tenho me questionado o quanto nós pastores e líderes de igrejas temos muitas vezes, desprezado as crianças e nossos departamentos infantis (DI). Quando uso a expressão “desprezado”, o faço no sentido de que nossos DI’s , na maioria das igrejas, nunca estão na escala das prioridades e maiores investimentos. Aprendi com minha esposa (e não no seminário) que o verdadeiro amor pelas ovelhas começa pelo DI, ao invés de terminar lá. Porque lá estão os nossos filhos, o presente e futuro da igreja. Lá está a porta de recepção dos visitantes que tem filhos, e lá está nossa melhor estratégia de evangelização de famílias (tios, avós, pais, primos, etc).
Tenho pregado em diversas igrejas cujos os templos me dão inveja santa, pelo conforto, estilo, acústica, e por ai vai. Mais quando minhas filhas Raquel e Rute (hoje com 8 e 4 anos) voltam do DI (quando existe DI funcionando nos cultos da noite), e espontaneamente elas comentam como foi a programação, é que percebemos a visão e a escala de valores daquelas igrejas. 
Temos encontrado DI´s simplesmente sulcateados, pois aquilo que não serve para o templo, manda-se para o DI. Creio que um dos dons que estão sendo conferidos pelo Espírito Santo aos irmãos que trabalham no Ministério Infantil, é o que realizar milagres. Milagres com os materiais didáticos, com o lanche que é oferecido (quando existe), com o espaço que é disponibilizado...
Lembro-me de uma outra vez, num domingo, quando duas crianças do nosso DI, Natália (8 anos) e Jéssica (7 anos), filhas de crentes da igreja, vieram a frente em lágrimas, no culto a noite, entregando suas vidas a Jesus. Naquele dia foram no total de 5 adultos e elas. 
Em outra ocasião, uma criança de uns 9 anos fez a mesma coisa. No final do culto ela me disse: “Pastor, eu aceitei a Jesus no início do ano, mais me desviei por influencia de minhas amigas. Mas vi que estava errada, por isso hoje voltei para Jesus!”. Eu fiquei simplesmente maravilhado com o raciocínio dessa garota!
O Reino pertence a elas, disse Jesus, e a igreja também pertence a elas. Por isso, elas precisam ser mais valorizadas como Jesus nos ensinou. Elas precisam receber atenção especial do pastor e dos oficiais para que elas cresçam nos amando e honrando. Eu não abro mão de vez em quando, de pregar para elas e de participar de seus eventos específicos. É benção pura!
Nossa igreja tem colhido o resultado desse investimento bíblico do qual Jesus nos ensinou!
Próximo domingo, dê um pulinho no seu DI, evangelize suas crianças e os amiguinhos que eles trazem para a igreja. Se você não é pastor ou líder, mais é pai ou mãe, seja um colaborador/patrocinador do seu DI. Você pode ajudar a suprir muitas necessidades.
Que Deus abra os nossos olhos e nos use de forma mais eficiente para sua Glória!       
Uma boa semana de evangelização!

(Rev. Eraldo Gueiros possui especilização em Missões Urbanas e Transculturais. É Vice-presidente do Presbitério Centro do Recife e Secretário Sinodal de Missões (SSC/IPB). É coordenador o Projeto Apocalipse 1:11)