Translate

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Como Implantar um Conselho Missionário na Sua Igreja?


Quer ver a sua igreja envolvida com a obra missionária?

Em que continente estão localizados a maioria dos países menos evangelizados do mundo ?  Aproximadamente quantos grupos étnicos no mundo ainda não foram alcançados pelo Evangelho ? O que é a Cortina Verde ?
Bom, infelizmente se você não conseguiu responder a pelo menos duas destas perguntas, o seu grau de informação sobre missões esta na UTI. Como anda o envolvimento de sua igreja com a obra missionária no mundo ?
Existem várias maneiras de manter a sua igreja informada e envolvida sobre o que acontece no mundo missionário. Uma delas é a formação de um Conselho Missionário.
Mas o que é um Conselho Missionário ?
É um grupo de membros, sob a direção do corpo pastoral, que tem por objetivo orientar, mobilizar e administrar as decisões missionárias da igreja local.
O Conselho Missionário funciona como o órgão da Igreja que facilita o envolvimento da mesma com a obra missioária, seja na seleção e envio de missionários, ou no apoio e sustento de novas frentes. Este grupo de pessoas empenha-se na tarefa de manter a igreja informada, e atualizada sobre o que está acontecendo no mundo, não apenas três vezes por ano durante as campanhas de missões, mas sim, semanalmente. Para isto podem ser usados vários meios, e os próprios missionários com quem a igreja mantém contato funcionam como excelente fonte de informação.
Quais devem ser os objetivos do Conselho Missionário ?
1.   Dar visão ao ministério de missões dentro da igreja;
2.   Providenciar as ferramentas adequadas para um efetivo e crescente ministério de missões;
3.   Funcionar como facilitador das decisões da igreja referentes a missões;
4.   Sugerir critérios para envio e sustento de missionários;
5.   Apoiar o corpo missionário da igreja, funcionando como elo entre o mesmo e a igreja.
Quem pode fazer parte do Conselho Missionário ?
Qualquer membro da igreja pode participar, entretanto existem alguns critérios que devem ser observados na escolha do membro. Os membros do conselho :
1.   Devem ser cheios do Espírito Santo;
2.   Devem ter visão missionária;
3.   Devem ser treinados;
4.   Devem ter mandato de pelo menos 3 anos, com renovações anuais. (Não há necessidade, em princípio, deexistir restrições a reeleições de membros).
5.   Devem ter consciência da importância da atividade do conselho missionário
Como trabalhar ?
Geralmente o CM trabalha divido em comissões de trabalho. Isto facilita a divisão de tarefas e focaliza áreas específicas a serem supridas. São algumas áreas importantes que devem ser cobertas :
a. Oração
  • Objetivo: Despertar, motivar e manter um movimento de oração pro-missões.
  • Atividades :
  • Organizar reuniões e campanhas de oração para todos os membros da igreja.
  • Preparar um calendário de oração, confeccionar a página de oração dominical da igreja, preparar e decorar a sala de oração dominical da igreja.
b. Promoção e Eventos Missionários
  • Objetivo : Despertar e divulgar o movimento de missões na igreja, através de informações, congressos, campanhas e outros meios que proporcionem o envolvimento da igreja com a obra de missões.
  • Atividades :
  • Elaboração de boletins, confecção de cartazes e mapas, apresentação de gráficos e estatísticas, promoção de campanhas missionárias, organização do congresso de missões e conferências missionárias.
c. Assistência Ministerial
  • Objetivo : Acompanhar o trabalho do corpo de missionários, providenciado-lhes a assistência necessária, facilitando o contato entre missionário e igreja, e vice-versa.
  • Atividades :
  • Catalogar e manter atualizado o banco de dados do corpo de missionários da igreja e apoiados pela igreja, promover a comunicação entre a igreja e o missionário, divulgar suas cartas, necessidades e pedidos de oração, corresponder-se e motivar a igreja a corresponder-se com seus obreiros, divulgar as datas de aniversário e endereços. Confeccionar e manter um mural missionário.
d.Treinamento
  • Objetivos : Selecionar, orientar, treinar e acompanhar candidatos ao campo missionário.
  • Atividades :
  • Desenvolver um programa de avaliação e orientação do candidato através de literatura, seminários, participação em atividades da igreja, bem como em suas congregações. Estabelecer critérios para envolvimento do candidato com as atividades missionárias da igreja, proporcionando treinamento e atividades práticas.
e. Ensino e Estratégias de Missões
  • Objetivo :
  • ·Ensino – Ajudar a igreja a conhecer profundamente as implicações da obra missionária e sua fundamentação bíblica.
  • ·Estratégias – Definir áreas-alvo em que a igreja irá concentrar seus esforços e estratégias que serão usadas para alcançar estas áreas.
  • Atividades :
  • Cursos e seminários de missões, aplicações de conteúdo missionário nas classes da E.B.D. e demais departamentos da igreja. Buscar informações sobre povos não alcançados, e áreas mais necessitadas. Pesquisar possibilidades de acesso e informações sobre culturas e costumes.
f. Finanças
  • Objetivos : Levantar, planejar e controlar finanças para o sustento missionário.
  • Atividades :
  • Administrar o Fundo Missionário, promover a Oferta Missionária da Fé, motivar a igreja criando estratégias de envolvimento financeiro com a obra missionária.


Claro que isto é apenas o resumo das atividades deste conselho, e apenas o primeiro passo a ser dado. A simples criação deste, não tornará sua igreja um igreja missionária. Isto só começará a acontecer, quando em seu coração você se tornar um.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

A África precisa de missionários e você pode ajudar!

O Rev. Samuel Teodózio se prepara há mais de 7 anos para ir a África. 
Formou-se em Bacharel em Teologia, concluiu cursos de formação missionária, inscreveu-se na APMT e agora está pronto!
O Projeto Bissau é extremamente desafiador e você pode fazer toda a diferença.
O Rev. Samuel precisa de R$ 4 mil reais para completar os custos de sua viagem.
Fique por dentro deste projeto, ore, entre em contato e contribua!
Vamos aumentar o número de missionários presbiterianos na África!




quarta-feira, 22 de maio de 2013

Abordagem do Rev. Eraldo da Ação Evangelísitica em Atos 8:26-40

Pr. Eraldo na implantação da Igreja Presbiteriana em Manari




5 verdades básicas da Ação Evangelística – Atos 8:26-40

Por Rev. Eraldo Gueiros 
(Editor do Projeto Apocalipse 1:11)*
Ao anunciar 5 verdades, de forma alguma desejamos restringir o assunto, há muitas outras verdades bíblicas acerca da evangelização. Nosso tema tem efeito apenas didático, para destacar alguns princípios extraídos do texto em questão. Vamos a eles:
1- Deus escolhe a pessoa certa para cada ação que deseja realizar!
“E o anjo falou a Felipe, dizendo: Levanta-te e vai...” vs.26
Felipe não era o único evangelista de sua época; nem tão pouco o que estava desocupado, nem ainda o mais perto geograficamente. Essas questões são muitas vezes decisivas para nós, na hora de fazermos escolhas e planejamentos. Mas esses elementos não fazem parte da lógica de Deus. Deus não está limitado a quem vai passar primeiro pelo local, ou de quem está disposto a ir. Felipe estava muito envolvido com a obra crescente que realizava em Samaria. Na perspectiva de Deus, Felipe tinha o perfil adequado para aquele serviço, por isso essa oportunidade foi dada a ele.
2- Deus conduz aquele que escolhe a fim de que esteja no momento certa da ação!
“Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto.” vs.26
Eu tenho certeza que apesar da tecnologia dos nossos dias, se Felipe usasse GPS ou colocasse essas coordenadas o Google, ele não chegaria até aquele eunuco! A descrição do lugar não é nada específica, é como achar uma agulha no palheiro. Para muitos, uma falta de especificação como essa impossibilita qualquer ação. Mas para Felipe as informações bastaram. Ele entendeu que Deus estava lhe dando apenas uma direção, porque Deus mesmo o conduziria até o lugar certo no momento certo. Precisamos questionar e obstacular menos, para que Deus nos surpreenda mais! Muitas vezes nossas maiores resistências para tomar uma decisão é não ter todas as respostas as nossas perguntas. No dia em que a tivermos, deixaremos de agir por fé!
3- Deus prepara antecipadamente o terreno que irá receber a Sua ação!
“Correndo Felipe, ouviu que lia o profeta Isaias...” vs.30
Essa é a parte mais impressionante e significativa da narração. De um lado há um servo, chamado para servir, sem saber aonde, como e a quem servir! Do outro, aquele que irá ser servido, sem saber que será servido, mas esperando o serviço! O Mordomo de Candace era um vaso precioso que precisava ser resgatado pelo Oleiro. Deus uma forma singular e maravilhosa Deus estava preparando o solo (coração do eunuco) para a semente que viria (a exposição do texto de Isaias). A ação de Felipe é de parceria, ele haveria de completar e concluir o que Deus já estava fazendo. Essa segurança é fundamental para qualquer evangelista: aonde ou a quem ele for, ele não chegará primeiro que o Espírito Santo, ele apenas completará a obra que o Espírito já iniciou.
4- Deus gerencia as circunstancias afim de que a Ação aconteça como previsto!
“E disse o Espírito a Felipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro...” vs.29
A revelação dos propósitos de Deus a Felipe foi progressiva e proporcional a sua resposta obediente. Deus não antecipou informações antes que ele estivesse preparado para recebe-las. Felipe precisou estar no lugar e na posição certa para receber as novas instruções de Deus. Quando ele chega ao lugar e o alvo aparece, Deus o apresenta e o instrui como proceder. O fato interessante é que ele não chegou atrasado nem antecipado para esse encontro. Ele não errou o alvo porque estava na dependência de Deus, que o estava conduzindo.
5- Deus determina os resultados de Sua ação!
“E disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?” vs.36
A conveniência desse oásis é algo fantástico! Ele surge no momento certo, como diria um amigo meu: Uma verdadeira Jesuscidência! A resposta do eunuco foi positiva e dentro do esperado, porque Deus estava agindo em Seu favor. Não podemos afirmar que toda ação evangelistica resultará em conversões imediatas como a do eunuco. Mas quem disse que o objetivo da pregação é exclusivamente a conversão? Quem disse que a conversão que vale é a imediata ou ainda aquela que é manifesta visivelmente?
Haverá muitas situações que a ação evangelistica deverá acontecer porque toda a humanidade deve ouvir a pregação. Haverá outras situações em que a conversão virá num processo, que se iniciará com a ação, mas que ainda se desenvolverá por um tempo na vida dos ouvintes.  
Mantenha essas 5 verdades em seu coração e tenha uma boa semana de evangelização!

* (Rev. Eraldo é pós-graduado em Missões Urbanas pelo SPN e em Missões Transculturais pelo EMM. Escritor de 2 livros publicados. Secretário Presbiterial (PCRE) e Sinodal (SSC) de Missões e Plantação de Igrejas da Igreja Presbiteriana do Brasil).

quinta-feira, 16 de maio de 2013

JUVEP é referencia não só em Missões!

Aqui você encontra um preparo consistente para seu ministério!



Metodologia da Pesquisa Científica com Dr. Pedro Farias, venha estudar conosco em nível de Mestrado.

As aulas ocorrerão de 2ª a 6ª feira no horário das 18h30 às 22h00. No sábado das 09h00 às 12h00.


Mais informações, ligue para o telefone no cartaz!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Eventos Missionários em Natal-RN, São Paulo-SP e João Pessoa-PB!

Uma Igreja bem treinada produz melhores resultados.
Não perca essa oportunidade de levar a sua igreja para um Workshop de treinamento em evangelização em natal-RN. 
Nós do Projeto Apocalipse recomendamos essa programação!


Para os irmãos que estão em São Paulo aqui vai uma outra programação imperdível!


Não poderia faltar uma programação para quem gosta de orar pela Obra Missionária!


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Participe do JLB. o maior movimento de evangelização para a Copa de 2014!

Mini-banner_joga_limpo05          


    O Movimento
O que é
Joga Limpo Brasil (JLB) é um movimento coordenado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) com o objetivo de criar uma gigantesca mobilização de atletas, igrejas e organizações cristãs para difundir a mensagem bíblica e seus princípios durante a Copa do Mundo de 2014 e também nos Jogos Olímpicos de 2016. Trata-se de um grande desafio e de uma oportunidade singular de semear a Palavra de Deus.
Fundamentação
Origem do nome
O nome escolhido para o programa é alusivo à expressão inglesa "fair play" (jogo limpo), muito usada no meio esportivo para tratar da questão da ética, do cumprimento das regras e da importância do respeito entre os competidores.
Inspiração
A criação do movimento foi inspirada na visão que levou o apóstolo Paulo a ir de Atenas para Corinto (Livro de Atos dos Apóstolos, Capítulo 18), uma das maiores e mais movimentadas cidades do Império Romano e sede de um dos maiores eventos esportivos periódicos, os Jogos Ístmicos. Ali, Paulo encontrou a oportunidade para anunciar o evangelho com liberdade e alcançar pessoas de todas as partes do mundo. O objetivo do movimento é inspirar as igrejas e organizações cristãs a seguir o exemplo de Paulo e aproveitar a oportunidade para disseminar a mensagem bíblica entre a população brasileira e os visitantes.
Metas:
  • Mobilizar igrejas e organizações cristãs em todo o País para orarem e atuarem, nas mais variadas áreas, em suas cidades e nas cidades-sede da Copa do Mundo.
  • Apoiar o desenvolvimento de atividades de impacto, em torno da Palavra de Deus, em todos os estados brasileiros, durante os 30 dias da Copa do Mundo.
  • Estimular a participação de jovens cristãos nas múltiplas atividades oficiais da Copa do Mundo e Olimpíadas, aproveitando as oportunidades de trabalho que serão criadas.
  • Motivar os voluntários que atuarão na Copa do Mundo e Olimpíada a manter um contato diário com a Palavra de Deus.
Metodologia
O movimento JLB vai apoiar as iniciativas de disseminação da mensagem bíblica durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Atletas, igrejas, denominações e organizações cristãs que aderirem ao JLB atuarão livremente, de acordo com seus projetos e objetivos definidos, sempre respeitando as características de cada organização.
A SBB promoverá ações para divulgar o movimento JLB e motivar os que aderirem a alcançar seus objetivos. A SBB será um polo difusor das ações dos parceiros do movimento JLB, cuja principal ferramenta será o site oficial do JLB.
As ações do JLB deverão ser promovidas durante três momentos distintos:
  • Copa das Confederações, que acontecerá de 15 a 30 de junho de 2013 e servirá de laboratório para as atividades seguintes;
  • Copa do Mundo, a ser realizada de 12 de junho a 13 de julho de 2014; e
  • Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que ocorrerão de 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro de 2016, respectivamente.
Comitê de Referência
Atletas, igrejas, denominações, organizações e líderes cristãos serão convidados para formar o Comitê de Referência do JLB. Cada membro do Comitê receberá o certificado "Eu jogo neste time", atestando seu compromisso em participar do movimento Joga Limpo Brasil.
Comitê Gestor
O Joga Limpo Brasil conta com um comitê gestor formado por representantes das seguintes organizações:
  • Sociedade Bíblica do Brasil
  • Atletas de Cristo
  • Coalização Brasileira de Esportes
  • Amme Evangelizar
  • Rede Evangélica Nacional de Ação Social
AGENDA:
24.04.2013 - SBB promove Encontro de Pastores, Líderes de Jovens e Ministérios Esportivos em Curitiba

15.04.2013 - Belo Horizonte e Porto Alegre sediam encontros do Joga Limpo Brasil

09.04.2013 - SBB desenvolve literatura bíblica para dar suporte às ações de evangelização do Joga Limpo

03.04.2013 - Salvador e Recife recebem encontro do Joga Limpo Brasil

27.03.2013 - Fortaleza (CE) sedia encontro do Joga Limpo Brasil

Encontro entre Pastores, Líderes de Jovens e Ministérios Esportivos - Recife/PEOrganizador: Sociedade Bíblica do Brasil

DATA: QUARTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2013
Cidade: Recife – PE
Horario: 19:00
Local: SEC - Seminário de Educação Cristã
Endereço: Rua Padre Inglês, 143 - Boa Vista - Recife/PE